Quais destes trombonistas é(são) seu(s) favorito(s)?

sábado, 9 de fevereiro de 2008

grande barrete - estudo sobre o ensino artistico encomendado pelo Min de Educação


- o título desta mensagem (por cima disto) faz um "link" directo para o referido
estudo. Estudo que os leva a concluir a não necessidade de haver ensino supelativo no conservatório ... estudo feito por um grupo de individuos que avalia o dito ensino de música mas que não tem um único elemento que seja músico ou que tenha estudado esta arte...


- se preferirem está aqui tambem um link para o tal estudo

ESTUDO do MINISTÉRIO


- sendo assim precebemos que estes "dotados" especialistas sobre o ensino da referida arte estão "amplamente" qualificados para fazer tais avaliações ... haja paciência!.

Quando é que estes tipos vão aprender que aquilo que faz especializar um "Cristiano Ronaldo" é mais simples
mesmo em termos de horas de treino - especializado),
do que aquilo que provocou a existência de uma "Maria João Pires", um "Jorge Peixinho", uma "Sara Braga Simões", Olga Prats, Vitorino de Almeida, Mário Laginha, Guilhermina Suggia ... ou o nosso muito querido - Emídio Coutinho (o homem das Varas ... tocador da canalização - o Trombone de Varas).

- sim ... treino especializado (com e sem iniciação)
mesmo que seja só através do dito regime de Ensino Supletivo
- o regime que tem formado, ao longo dos anos, a maior parte dos músicos portugueses...


- não desvalorizamos o esforço físico, nem de modo algum a especialização de um futebolista
(e duvidamos que a tal comissão que fez o dito estudo o faça tambem)
mas então acham estes senhores que é fácil pegar num piano, violoncelo, ou num trombone de varas e tocar o que estes meninos e meninas tocam ... então quero ver.

Queremos ver ...
Queremos ver (ou seja ouvir) a figura de qualquer um deles a pegar num Trombone de varas e tocar a peça escrita pelo Paul Hindemith para Trombone e Piano.
Aposto que será interessante comparar o que fazem com este instrumento com o que fará qualquer dos nossos trombonistas a jogar futebol

- Ja agore, vou pssar a escrevr açim o portoguez poiz será a proxcima art a lixoar.

Já agora,
e se o Ministro tiver filhos ou netos dotados para esta "arte" e depois desejarem estudar tambem ... sei lá ... medecina, arquitectura ou engenharia e decidirem tarde demais (tipo aos 11 anos de idade) ...
... bem, se quiserem estudar trombone de varas - Ui!! O bracinho se calhar só dá para esticar o que precisa depois dos 12 - pois então está "lixoado" (a harpa tambem precisa cá de uns bracinhos!!!)

- talvés a criature poça paçar a jugar futbal.

- tambem gostava de os ver
(os tais que fizeram o dito estudo mais os que acreditam naquilo)
a tocar oboé, aquela pressãozinha naquelas cabecinhas ...
até que lhes fazia bem, mesmo que demorem trezentos anos a sacar algum som daquilo.

... e ecolher um instrumento "baratuxo" do genro ... harpa, que necessita de algum comprimento de braço (talvez possamos esticar os bracinhos do pequenos num daqueles instrumentos de tortura da idade média)

- todos nós podemos imaginar, assim de repente, um miudo ou miuda antes dos 10 anos com uma Tuba ao colo (outro instrumento barato, um investimento fácil de fazer antes da dita criança ter 10 aninhos).

- uma bateria (sabemos que ha modelos para putos mas esses têem depois de ser substiduidos, não é?
Tambem é coisinha barata, de resto como quase todos os instrumentos o são ...

- espera, já sei, o dinheiro é coisa que traz aptidão para a música, é isso??? Alias , traz inclusive "génio" musical, para não ser necessário tal ensino.
Pois é, esquecim-me, com dinheiro, tambem podem largar uns cento e muitos euros por més (pelo menos) para o dito ensino.

... tambem podem pagar a crise e podem ajudar-nos a não morrer às portas dos hospitais e podem ... (isto está bom)

Nós não descriminamos entre meninos com ou sem dinheiro (nem entre os país deles), estamos nas tintas para isso.
Gostamos de os ver (ouvir) a serem bons músicos independentemente de vestirem muita ou pouca lantejoula.

AVISO às crianças de Portugal:

- Crianças, livrem-se de serem dotados para o ensino musical e serem simultâneamente da classe menos favorcida.

- Crianças das classes mais favorcidas, escutai ... terão de fazer muita birra para que os papás larguem o guito para que sejam músicos (e tão cedo) estudo que não vai permitir estudar simultaneamente o ensino normal para as outras áreas, ser de outra escolinha (será que haverá um corpo docente capaz deste ensino em todas as escolas ... do país),
pois pelos vistos tais crianças em conjunto com as desfavorcidas só terão hipotese de escolher entre profissões antes dos 10 aninhos.
- se tiverem dotes musicais enormes (conheco vários casos) e só se reconhece tal aos 11 aninhos ou depois - esquece ... isso já é subversivo!!!

- como será a primeira tentativa de algum deles (da tal comissão de estudo do ministério da educação)
a ler um Baixo Cifrado ou uma Cifra de Jazz, de transpór o que lê "n" numéro de tons acima ou abaixo, nem que seja através da batota de usar uma das outras 7 claves tendo na memória a correcta armação de clave a usar ... (nem pensar em falar de "Leitura de Partituras" aquelas aulas de ler as aquelas rabulas que têem as vozes todas ... não vá aquela gente pensar que somos todos esquitzofrénicos ... penso que isso já é coisa do Ensino Superior não é ...
aquela história de ler, ou pior ainda, de ouvir aquelas vozes todas ... credo!!! é coisa de doença)

- tambem gostavamos de ver os primeiros esboços deles a fazer uma Fuga ou harmonizar um Coral (estilo Bach) ou contraponto (estilo Palestrina), pois são algumas das ninharias que se faz para entrar no ensino superior de ... música (fora o exame: de instrumento a tocar a peça do último ano das escolas que querem fechar, de história da música, de acústica, etc.)
- eles devem estar fartinhos de saber o que é um "stretto" no contraponto, ou contraponto invertido, em espelho, dobrado, reflexo ... como útilizar as formas cadenciais Perfeitas, Imperfeitas, Picardas ... fazer um tema Bi-tonal ... as Séries, isso então ...
(sim, é tão fácil ensinar ou aprender composição,
nós sabemos que sim, tal como fazer ditados a quatro vozes, ler à primeira vista tentando dar a agógica correcta ... tocar música barroca, clássica, contemprânea, jazz, etc ... saber o que é o Orgão de Corti e o que é que o danifica ...)
... não me digam que eles ouviram falar de uma tal "diabolis in musica", aquela 4ª aumentada tem de diminuir (não ha aumentos para ninguêm!!!),
de se apagar de vez.

Enfim, voltando ao desporto Rei - nós até vemos e gostamos de football ... e sabemos que alguns desses atletas especializados até apreciam esta nossa arte,
tal como muitos outros valiosos membros da nossa sociedade,
e não duvidamos que mesmo estes sejam bem mais qualificados para avaliar o que é preciso para ser um bom músico do que pelos vistos são os membros da tal comissão ... que fez o tal estudo ... pois eles treinam ... e treinam ... e treinam ... e não brincam ... THEY PLAY!



Já agora informamos que se mantem o protesto nesta segunda-feira às 10 da manhã, junto ao Conservatório Nacional.

Sem comentários: