Quais destes trombonistas é(são) seu(s) favorito(s)?

sábado, 9 de fevereiro de 2008

grande barrete - estudo sobre o ensino artistico encomendado pelo Min de Educação


- o título desta mensagem (por cima disto) faz um "link" directo para o referido
estudo. Estudo que os leva a concluir a não necessidade de haver ensino supelativo no conservatório ... estudo feito por um grupo de individuos que avalia o dito ensino de música mas que não tem um único elemento que seja músico ou que tenha estudado esta arte...


- se preferirem está aqui tambem um link para o tal estudo

ESTUDO do MINISTÉRIO


- sendo assim precebemos que estes "dotados" especialistas sobre o ensino da referida arte estão "amplamente" qualificados para fazer tais avaliações ... haja paciência!.

Quando é que estes tipos vão aprender que aquilo que faz especializar um "Cristiano Ronaldo" é mais simples
mesmo em termos de horas de treino - especializado),
do que aquilo que provocou a existência de uma "Maria João Pires", um "Jorge Peixinho", uma "Sara Braga Simões", Olga Prats, Vitorino de Almeida, Mário Laginha, Guilhermina Suggia ... ou o nosso muito querido - Emídio Coutinho (o homem das Varas ... tocador da canalização - o Trombone de Varas).

- sim ... treino especializado (com e sem iniciação)
mesmo que seja só através do dito regime de Ensino Supletivo
- o regime que tem formado, ao longo dos anos, a maior parte dos músicos portugueses...


- não desvalorizamos o esforço físico, nem de modo algum a especialização de um futebolista
(e duvidamos que a tal comissão que fez o dito estudo o faça tambem)
mas então acham estes senhores que é fácil pegar num piano, violoncelo, ou num trombone de varas e tocar o que estes meninos e meninas tocam ... então quero ver.

Queremos ver ...
Queremos ver (ou seja ouvir) a figura de qualquer um deles a pegar num Trombone de varas e tocar a peça escrita pelo Paul Hindemith para Trombone e Piano.
Aposto que será interessante comparar o que fazem com este instrumento com o que fará qualquer dos nossos trombonistas a jogar futebol

- Ja agore, vou pssar a escrevr açim o portoguez poiz será a proxcima art a lixoar.

Já agora,
e se o Ministro tiver filhos ou netos dotados para esta "arte" e depois desejarem estudar tambem ... sei lá ... medecina, arquitectura ou engenharia e decidirem tarde demais (tipo aos 11 anos de idade) ...
... bem, se quiserem estudar trombone de varas - Ui!! O bracinho se calhar só dá para esticar o que precisa depois dos 12 - pois então está "lixoado" (a harpa tambem precisa cá de uns bracinhos!!!)

- talvés a criature poça paçar a jugar futbal.

- tambem gostava de os ver
(os tais que fizeram o dito estudo mais os que acreditam naquilo)
a tocar oboé, aquela pressãozinha naquelas cabecinhas ...
até que lhes fazia bem, mesmo que demorem trezentos anos a sacar algum som daquilo.

... e ecolher um instrumento "baratuxo" do genro ... harpa, que necessita de algum comprimento de braço (talvez possamos esticar os bracinhos do pequenos num daqueles instrumentos de tortura da idade média)

- todos nós podemos imaginar, assim de repente, um miudo ou miuda antes dos 10 anos com uma Tuba ao colo (outro instrumento barato, um investimento fácil de fazer antes da dita criança ter 10 aninhos).

- uma bateria (sabemos que ha modelos para putos mas esses têem depois de ser substiduidos, não é?
Tambem é coisinha barata, de resto como quase todos os instrumentos o são ...

- espera, já sei, o dinheiro é coisa que traz aptidão para a música, é isso??? Alias , traz inclusive "génio" musical, para não ser necessário tal ensino.
Pois é, esquecim-me, com dinheiro, tambem podem largar uns cento e muitos euros por més (pelo menos) para o dito ensino.

... tambem podem pagar a crise e podem ajudar-nos a não morrer às portas dos hospitais e podem ... (isto está bom)

Nós não descriminamos entre meninos com ou sem dinheiro (nem entre os país deles), estamos nas tintas para isso.
Gostamos de os ver (ouvir) a serem bons músicos independentemente de vestirem muita ou pouca lantejoula.

AVISO às crianças de Portugal:

- Crianças, livrem-se de serem dotados para o ensino musical e serem simultâneamente da classe menos favorcida.

- Crianças das classes mais favorcidas, escutai ... terão de fazer muita birra para que os papás larguem o guito para que sejam músicos (e tão cedo) estudo que não vai permitir estudar simultaneamente o ensino normal para as outras áreas, ser de outra escolinha (será que haverá um corpo docente capaz deste ensino em todas as escolas ... do país),
pois pelos vistos tais crianças em conjunto com as desfavorcidas só terão hipotese de escolher entre profissões antes dos 10 aninhos.
- se tiverem dotes musicais enormes (conheco vários casos) e só se reconhece tal aos 11 aninhos ou depois - esquece ... isso já é subversivo!!!

- como será a primeira tentativa de algum deles (da tal comissão de estudo do ministério da educação)
a ler um Baixo Cifrado ou uma Cifra de Jazz, de transpór o que lê "n" numéro de tons acima ou abaixo, nem que seja através da batota de usar uma das outras 7 claves tendo na memória a correcta armação de clave a usar ... (nem pensar em falar de "Leitura de Partituras" aquelas aulas de ler as aquelas rabulas que têem as vozes todas ... não vá aquela gente pensar que somos todos esquitzofrénicos ... penso que isso já é coisa do Ensino Superior não é ...
aquela história de ler, ou pior ainda, de ouvir aquelas vozes todas ... credo!!! é coisa de doença)

- tambem gostavamos de ver os primeiros esboços deles a fazer uma Fuga ou harmonizar um Coral (estilo Bach) ou contraponto (estilo Palestrina), pois são algumas das ninharias que se faz para entrar no ensino superior de ... música (fora o exame: de instrumento a tocar a peça do último ano das escolas que querem fechar, de história da música, de acústica, etc.)
- eles devem estar fartinhos de saber o que é um "stretto" no contraponto, ou contraponto invertido, em espelho, dobrado, reflexo ... como útilizar as formas cadenciais Perfeitas, Imperfeitas, Picardas ... fazer um tema Bi-tonal ... as Séries, isso então ...
(sim, é tão fácil ensinar ou aprender composição,
nós sabemos que sim, tal como fazer ditados a quatro vozes, ler à primeira vista tentando dar a agógica correcta ... tocar música barroca, clássica, contemprânea, jazz, etc ... saber o que é o Orgão de Corti e o que é que o danifica ...)
... não me digam que eles ouviram falar de uma tal "diabolis in musica", aquela 4ª aumentada tem de diminuir (não ha aumentos para ninguêm!!!),
de se apagar de vez.

Enfim, voltando ao desporto Rei - nós até vemos e gostamos de football ... e sabemos que alguns desses atletas especializados até apreciam esta nossa arte,
tal como muitos outros valiosos membros da nossa sociedade,
e não duvidamos que mesmo estes sejam bem mais qualificados para avaliar o que é preciso para ser um bom músico do que pelos vistos são os membros da tal comissão ... que fez o tal estudo ... pois eles treinam ... e treinam ... e treinam ... e não brincam ... THEY PLAY!



Já agora informamos que se mantem o protesto nesta segunda-feira às 10 da manhã, junto ao Conservatório Nacional.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

vamos a eles ... allons y ... 'Lettuce Gogh' ...vamos lá ao ministério - ao Mistério da Educação (ler Blog para ver data e hora do protesto)

- a seguir a estas imagensinhas (ou seja mais abaixo)
temos a data e hora para nos encontrarmos, para fazer a nossa serenatasinha meus senhores e minhas senhoras, o nosso Concerto Grosso (muito grosso)
pelo fim do ensino especializado da música em Portugal (o que eles querem é um ... concerto bem grosso !!!)

- não se esqueçam de aparecer quer sejam: músicos, familiares ou amigos de algum músico, simplesmente amantes de música, quer não.
- Mesmo que achem que sejam uma espécie a abater, juntem-se a eles pois poderão não ter oportunidade de o fazer no futuro,
pois pelos vistos poderá nessa altura haver disso (músicos) só no ESTRANJEIRO.



Será o Fim de todo o ensino especializado de música em todo o país - data para protesto geral -

- Recebi esta informação importante -


Onde e quando protestar. Unamos Esforços.
Body: Concentração à porta do Ministério da Educação:
- dia 7, 5ªF, às 15 horas - Trazer instrumentos e grupos já existentes para tocar ou cantar;
- dia 8, 6ªF, voltamos a lá estar à mesma hora;
Concentração no Conservatório Nacional no dia 11, 2ªF, às 10 horas.

___

Esta informação recebi através do seguinte site
(para contactá-los basta clicar no link que se segue)

Myspace - Contra o Fim do Ensino Especializado de Musica

mensagem - de esclarecimento sobre o fim do ensino especializado de música

Para ler no site dos autores da seguinte mensagem - clicar no link que se segue.
Cidadãos contra o fim do ensino especializado de música
...
No âmbito da reforma do ensino artístico especializado, a partir do próximo ano lectivo as escolas públicas de música estão impedidas de dar aulas ao 1º ciclo e terão de funcionar em regime integrado, ou seja, ministrarem formação geral (como em qualquer escola) e especializada (artística).

Com estas mudanças, a Escola de Música do Conservatório Nacional prevê um decréscimo de alunos na ordem dos 65 por cento. "Segundo as nossas contas prevemos um decréscimo de alunos na ordem dos 65 por cento. Só nos cursos de iniciação, portanto dos seis aos nove anos de idade, temos cerca de 186 alunos. Por outro lado, também teremos de dispensar alguns professores" afirmou Ana Mafalda, da direcção da instituição, em declarações à Lusa.

O governo quer generalizar o ensino da música nas escolas do 1º ciclo de todo o país, através das Actividades de Enriquecimento Curricular. O que os peticionantes não compreendem é por que razão essa generalização impede uma formação mais especializada nas escolas públicas de música, para os alunos que o quiserem fazer.

De acordo com Ana Mafalda a instituição oferece a esta faixa etária um currículo de seis horas semanais, com estudo individual de instrumento, orquestra, formação musical, coro e expressão dramática, algo a que as Actividade de Enriquecimento Curricular (AEC) nunca poderão almejar. Assim sendo, um aluno do 1º ciclo quiser continuar com o mesmo tipo de formação terá de se inscrever numa escola particular, onde as mensalidades rondam os 100/120 euros mensais, enquanto na escola pública a propina anual é de 45 euros.

António Wagner Diniz, director do Conservatório, confirma esta situação: "Até aqui, os alunos tinham seis horas semanais de iniciação à actividade musical, de contacto com os instrumentos, com uma orquestra, por apenas 45 euros. Com a obrigatoriedade de as escolas oficiais darem aulas apenas a alunos a partir do 2.º ciclo, o que vai acontecer é que os pais vão procurar manter a qualidade de ensino musical oferecida aos seus filhos, e para isso vão ter de pagar mil euros numa instituição privada".

Os peticionantes acusam ainda o governo de querer despedir professores. "A verdadeira razão para isto encontra-se na necessidade de libertar os docentes que actualmente leccionam as iniciações, procedendo ao seu despedimento e posterior reconversão para leccionarem nas AEC, pelas quais são remunerados muito abaixo", afirma Ana Mafalda.

"Não se deve, com o pretexto da criação de um ensino generalizado da música, extinguir o ensino vocacional especializado", pode ler-se ainda na petição.

Outra das propostas do Ministério da Educação tendo em vista a reforma do sector passa pela obrigatoriedade destas escolas leccionarem apenas em regime integrado, que prevê a realização da formação geral e especializada no mesmo estabelecimento de ensino. Acaba-se assim com o regime supletivo que permitia aos alunos frequentar as disciplinas musicais no Conservatório e as do ensino geral numa escola à sua escolha. Segundo a direcção do Conservatório esta medida vai forçar os pais a tomarem decisões definitivas quanto às carreiras dos filhos quando eles têm apenas dez anos.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Fim dos Institutos de Música e dos Conservatórios em Portugal - assine esta petição por favor

This is a message regarding the possible (and probable)
closing of an age old institution, a school founded by João Domingos Bomtempo, that has been part of the educational process of many magical, talented, wonderful musicians and composers - "Conservatório Nacional" - The National Conservatory
(among which are: Jorge Peixinho, Guilhermina Suggia, Constança Capdeville, Maria João Pires, Fernando Lopes Graça, Sara Braga Simões, Luís de Freitas Branco, Vianna da Motta, Ivo Cruz (Maestro) ... Gerardo Ribeiro, Olga Prats, Emídio Coutinho, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, etc. - this is just to name a small few)


I shall soon translate the email sent and mentioned below...

thank you -
___________________________________________________

resumo do passado desta escola - clicar aqui

RECEBI ISTO POR EMAIL:


"AGORA QUEREM ACABAR COM O CONSERVATÓRIO NACIONAL.

Já se suspeitava, mas agora é público: o Ministério da Educação quer mesmo acabar com a Escola de Música do Conservatório Nacional.

Se depender do Governo, a instituição de quase 180 anos, que já nos deu Maria João Pires, Bernardo Sassetti e tantos outros, tem os dias contados.

Já não se trata de destruí-la devagarinho, como até aqui - deixando-a cair aos bocados, com o órgão do século 18 a deteriorar-se ou o Salão Nobre quase a ruir sobre a plateia.

Desta vez, a Ministra quer fazer o serviço duma só vez. Com três golpes tão rápidos e certeiros que, espera ela, ninguém vai sequer perceber o que se passa.

O primeiro golpe é acabar com os Cursos de Iniciação. Crianças dos 6 aos 9 anos de idade vão deixar de ter acesso às 6 horas semanais de instrumento, orquestra, formação musical, coro e expressão dramática hoje ministradas pelo Conservatório.

O segundo golpe é matar o Ensino Articulado. Adolescentes com talento musical já não poderão articular a formação artística de alto nível do Conservatório com a frequência das outras matérias da sua escola habitual. Quem quiser ser músico, a partir de agora, tem que decidir professionalizar-se aos 10 anos de idade - sem poder voltar atrás.

Por fim, o golpe de misericórida é dar cabo do Ensino Supletivo - o regime que tem formado, ao longo dos anos, a maior parte dos músicos portugueses. De Alfredo Keil a Pedro Abrunhosa, passando por centenas e centenas de outros.

Sem músicos, sem público educado para a música, já se vê o que a Ministra pretende: reduzir-nos ao silêncio.

Mas você não vai aceitar, pois não?

No dia 11 de Fevereiro, o Conservatório será visitado pela comissão nomeada pelo Ministério para aplicar estes 3 golpes ao ensino da música. Querem fazê-lo à boa moda deste Ministério: rápida e discretamente, como um facto consumado.

Contamos consigo para recebê-los com música. E com muito barulho.

Segunda feira, dia 11 de Fevereiro, às 10 de manhã, junte-se ao Coro de Protestos do Conservatório Nacional. Se é músico, traga o seu instrumento. Se é pai de aluno, traga os seus filhos (sabemos que o dia é mau e a hora incómoda, mas ficar sem o Conservatório seria ainda pior). Se é um simples amante da música, traga a sua voz.

Vamos gritar tão afinados que até a Ministra, que faz o género surda, vai ter que ouvir.

Passe esta mensagem adiante. Dê um lamiré aos amigos, aos outros pais de alunos, àquele primo jornalista, aos colegas de orquestra ou da banda. E não falte. Vamos salvar enquanto é tempo a Escola de Música do Conservatório Nacional."

Fim do Conservátorio Nacional

recebi isto por email:

"AGORA QUEREM ACABAR COM O CONSERVATÓRIO NACIONAL.

Já se suspeitava, mas agora é público: o Ministério da Educação quer mesmo acabar com a Escola de Música do Conservatório Nacional.

Se depender do Governo, a instituição de quase 180 anos, que já nos deu Maria João Pires, Bernardo Sassetti, Olga Prates, Emídio Coutinho, ... Jorge Peixinho, Fernando Lopes Graça, João de Freitas Branco, Constança Capdeville e tantos outros, tem os dias contados.

Já não se trata de destruí-la devagarinho, como até aqui - deixando-a cair aos bocados, com o órgão do século 18 a deteriorar-se ou o Salão Nobre quase a ruir sobre a plateia.

Desta vez, a Ministra quer fazer o serviço duma só vez. Com três golpes tão rápidos e certeiros que, espera ela, ninguém vai sequer perceber o que se passa.

O primeiro golpe é acabar com os Cursos de Iniciação. Crianças dos 6 aos 9 anos de idade vão deixar de ter acesso às 6 horas semanais de instrumento, orquestra, formação musical, coro e expressão dramática hoje ministradas pelo Conservatório.

O segundo golpe é matar o Ensino Articulado. Adolescentes com talento musical já não poderão articular a formação artística de alto nível do Conservatório com a frequência das outras matérias da sua escola habitual. Quem quiser ser músico, a partir de agora, tem que decidir professionalizar-se aos 10 anos de idade - sem poder voltar atrás.

Por fim, o golpe de misericórida é dar cabo do Ensino Supletivo - o regime que tem formado, ao longo dos anos, a maior parte dos músicos portugueses. De Alfredo Keil a Pedro Abrunhosa, passando por centenas e centenas de outros.

Sem músicos, sem público educado para a música, já se vê o que a Ministra pretende: reduzir-nos ao silêncio.

Mas você não vai aceitar, pois não?

No dia 11 de Fevereiro, o Conservatório será visitado pela comissão nomeada pelo Ministério para aplicar estes 3 golpes ao ensino da música. Querem fazê-lo à boa moda deste Ministério: rápida e discretamente, como um facto consumado.

Contamos consigo para recebê-los com música. E com muito barulho.

Segunda feira, dia 11 de Fevereiro, às 10 de manhã, junte-se ao Coro de Protestos do Conservatório Nacional. Se é músico, traga o seu instrumento. Se é pai de aluno, traga os seus filhos (sabemos que o dia é mau e a hora incómoda, mas ficar sem o Conservatório seria ainda pior). Se é um simples amante da música, traga a sua voz.

Vamos gritar tão afinados que até a Ministra, que faz o género surda, vai ter que ouvir.

Passe esta mensagem adiante. Dê um lamiré aos amigos, aos outros pais de alunos, àquele primo jornalista, aos colegas de orquestra ou da banda. E não falte. Vamos salvar enquanto é tempo a Escola de Música do Conservatório Nacional."

Tragam os vossos instrumentos / vozes ... ACORDAI !

não querendo deixar passar em branco a situação do nosso Conservatório Nacional - Vou levar a minha "canalização" com varas e vou fazer barulho - venham tambem,
quer toquem quer não (pois um bom grito faz bem à alma)
Sei que pode não ser facil devido à hora mas se puderem - venham...
tragam os vossos instumentos / cordas vocais (sininhos - o que der mais jeito)

11 de Fevereiro às 10 da manha Conservatório Nacional de Lisboa

- vamos receber as entidades e entoar/tocar uma calorosa recepção às entidades do Misistério da Cultura pela linda coisa que querem fazer à música neste país.

Juntem-se
- para entoar o nosso protesto contra o fim do ensino especializado de música.

uma escola que sobreviveu a tanto - com cerca de ... 180 anos, com músícos formados que o ministério tanto gosta lembrar depois de eles morrerem...

Sempre desconfiei que não gostassem de nós mas ... isto é realmente demais!!!